Qual é a música ? Supertramp: essa banda existe mesmo?

O Qual é a Música estréia com uma convidada super especial, Alcione Torres, do Sarapatel de Coruja  . Ela se dispôs a escrever este artigo sobre o Supertramp, atendendo a meu pedido para que os amigos blogueiros pudesse colocar suas músicas preferidas e seus grupos musicais. Obrigado Alcione, teu artigo tá ótimo, convido a todos que queiram participar deste projeto que enviem seu material para pharispoa@gmail.com.

Supertramp é uma banda britânica de rock progressivo, maravilhosa, criada nos anos 70.

“Patrocinado pelo milionário holandês Stanley August Miesegaes, o vocalista, pianista e ex-baterista Rick Davies pôs um anúncio no jornal Melody Maker em busca de integrantes para a formação do grupo, em agosto de 1969. Rick Davies então juntou-se aos músicos Roger Hodgson (vocal, guitarra e teclados), Richard Palmer (guitarra, balalaika e vocais) e Robert Millar (percussão e harmônica). A banda inicialmente chamava-se Daddy, tendo o nome posteriormente alterado para Supertramp, que ao pé da letra quer dizer ‘super mendigo’, inspirado num livro de W.H. Davies, ‘The Autobiography of a Super-Tramp’” (Wikipédia).

Os primeiros álbuns lançados pela banda foram desastrosos, comercialmente. Tanto que o grupo acabou se dissolvendo em 1972, restando apenas Hodgson e Davies. Acreditando no projeto, convocaram Dougie Thomson (baixo), Bob Siebenberg (bateria) e John Helliwell (saxofone e sopros em geral e vocal). Com essa formação veio o sucesso. Lançaram em 1974 o álbum Crime of The Century e emplacaram hits como “Dreamer”, “School”, “Bloody Well Right”, entre outros.Em 1982 Roger Hodgson resolveu sair. Davies manteve a banda que continuou na ativa até 2002 quando lançaram o álbum Slow Motion. Após estacionarem, apenas gravaram uma coletânea (2005) chamada Retrospectable – The Supertramp Anthology com 32 faixas remasterizadas e dispostas em ordem cronológica de 1970 a 2002. 

Conheci Supertramp por acaso, em 1992. Meu irmão é apaixonado por música e trabalhava como locutor numa FM, ao lado de casa. Ele mantinha um bom acervo na estante da sala de estar, tanto de discos (vinil) e fitas k7, quanto de revistas sobre música. Um dia, vi uma fita verde e amarela, que até então desconhecia, escrita “Supertramp”. Nem imaginava do que se tratava. Resolvi colocar no som e quando Logical Song começou a tocar, me arrepiei. Foi amor à primeira ouvida! Ouvi a fita inteira, repeti várias vezes. Aquele som me tocava muito, me emocionava e não cansava de ouvir. Até que meu irmão foi embora e lá se foi a fita de Supertramp com ele! Não me lembrei de fazer uma cópia e isso me chateou profundamente.Mas o que mais me chateava mesmo era conversar com amigos e ver que ninguém conhecia a banda! Nunca tinham sequer ouvido falar naquele nome! Até o pessoal da FM desconhecia! O pessoal da loja de discos também desconhecia! Não se achava nada na cidade para comprar! A impressão que eu tinha era que somente eu e meu irmão conhecíamos a banda. Cheguei a pensar que eu tinha me enganado, que aquele não era o nome da banda ou até que eles nem existiam!

Um dia, em 2001, estava na casa de um amigo, que também adora música, e ele colocou Free as a Bird para ouvirmos. Não sabia de quem era, mas adorava a música. Quando perguntei de quem era ele me disse: “Supertramp”. Enfim, alguém que conhecia! E eu não estava doida! A banda existia! Ficamos conversando, falando sobre as músicas, sobre o desconhecimento de nossos amigos e sobre a falta de CDs da banda na cidade. As compras pela internet ainda não eram corriqueiras, como hoje. A gente não confiava e não comprava. Acabamos ficando na vontade.

Quem me salvou foi meu atual marido. Ele é do estado de São Paulo e sempre gostou de Supertramp. Ainda nem namorávamos quando disse a ele que gostava da banda e que não achava nada para comprar. Na primeira oportunidade que teve de ir a São Paulo me trouxe um CD. Daí em diante, sempre que podia, me trazia um CD e ouvíamos sem parar. Claro que emprestei meus CDs àquele velho amigo com quem ouvi Free as a BIRD e ele fez logo suas cópias!

Hoje tenho vários CDs e, sempre que ouço, sinto a mesma emoção da primeira vez. A minha música preferida ainda é Logical Song, que pode ser ouvida abaixo. É a música mais bonita que já ouvi na vida. Nada se compara a ela. A letra e a melodia são incríveis! Inclusive, a letra dessa música está no meu perfil do Orkut. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a banda é só acessar seu site oficial e procurar ouvir suas lindas músicas.

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Geraldo

    Muito obrigada pelo espaço. Ficou ótimo!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, não conhecia essa banda.

    Só não dei minha participação ainda pq esses dias estão bem corridos, mas não me esqueci não. :-)

    Abração, Geraldo!

    ResponderExcluir
  3. > A superbanda "SUPERTRAMP". Uma das melhores banda que já ouvi!!!

    > Tenho essa banda em LP, CD, VÍDEO, LIVRO e REVISTAS...Tudo carinhosamente guardado...

    > O diferencial no SUPERTRAMP era akele solo de SAXOFONE PRESENTE EM QUASE TODAS AS MÚSICAS DELES!!!

    > Suas músicas ora alternam uma sensibilidade, ora uma agressividade, vide a música BLOODY WEEL RIGHT, que inicia com um piano e depois avança para um dos mais belos rocks já feitos, com um acompanhamento de guitarra "MUITO LOUCO"!!!

    > Temos ainda HIDE IN YOUR SHELL (outra ke me deixa "malucão", no bom sentido, claro..rs.rs.rs...), IT'S RAINNING AGAIN, DREAMER, BREAKFAST IN AMERICA, GIVE A LITTLE BIT (esta com VIOLÃO ELÉTRICO), TAKE THE LONG WAY HOME, THE LOGICAL SONG, e outra tantas mais...

    > Mas, o meu xodó mesmo é MY KIND OF LADY, o SOLO DE SAXOFONE NO FINAL, é ACACHAPANTE, ainda mais vendo e ouvindo o som, acompanhando de um bom vinho tinto!!!

    PS: ainda temos os THE SMITHS, THE CURE, ECHO AND THE BUNNYMEN, JOY DIVISION e NEW ORDER, ke, infelismente acabaram...mas isso, é uma outra história...

    ResponderExcluir
  4. Bem legal o post. Gosto muito dos supervagabundos! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou apaixonada por música. SuperTramp eu sou fã de carteirinha, e como Alcione, a minha preferida é The Logical Song.
    Eu já sabia dessa predileção da Alcione,inclusive foi uma das coisas que me fez ter admiração por ela. Bom gosto musical, também aproximam pessoas! rsrsss
    Adorei ver esse post.
    Abraço Geraldo

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    O meu nome é Sérgio e sou português. Vivo em Ourém, bem no centro de Portugal, a 10 Km de Fátima.
    A minha história de amor pelos Supertramptb tb começou com uma cassete de fita que um primo meu um dia me emprestou com o seguinte comentário:-Tu que és exigente, ouve e depois diz-me o que achas.....
    Ao ouvir a cassete pensei que tal música não podia existir... tão perfeita, tão elaborada, de tão bom gosto....
    Claro que o meu primo teve muita dificualdade em reaver a sua cassete e eu fui comprando TODOS os álbuns em vinil que iam saindo. Hoje fazem parte da minha adorada colecção.
    Mas o melhor da história foi em 1980, quando soube que vinham tocar a Lisboa. Juntei dinheiro e fui mais o baterista da minha banda até Lisboa de tenda às costas e tive o previlégio de ver a banda original tocar todos os temas que eu tão bem conhecia e tentava imitar num espectáculo surreal, que me deixou completamente pedrado de emoção pois fiquei agarrado às grades a 6 metros dos meus adorados ídolos e foi qualquer coisa inesqucível ver todos os acordes que o Roger Hodgson fazia nas suas guitarras e olhar nos olhos por vária vezes todos os elementos da banda....foi arrepiante. Nunca tive nada assim.
    Agora resta a nostalgia e a audição, vezes sem fim de todos os seus excelentes trabalhos.
    Que bom sentir gente a gostar de SUPERTRAMP.
    Sérgio Poupado
    Email: sergiopoupado@clix.pt

    ResponderExcluir
  7. Ótimaaaaaaaaa música
    Não conheço o trabalho em si da banda, só as músicas que se tornaram populares.
    Mas se v~e que é um trabalho sem igual
    Abraços
    Belo post

    ResponderExcluir
  8. Oi, Geraldo!!!!
    Lindo design e layout parabéns. Adoro Supertramp. Todo domingo eu tenho uma coluna no Nequidnimis chamada Domingo de som, o do dia 14/02 foi exatamente sobre essa marcante página do rock progressivo internacional http://nequidnimis.wordpress.com/2010/02/14/domingo-de-som-supertramp/
    Passando também para agradecer os comentários no meu blog, bem como para te avisar que coloquei seu banner no Ne quid

    Aproveite e participe da comunidade do Nequid no Orkut!

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=55731734

    Muito amor, alegria e paz

    Semíramis

    ResponderExcluir
  9. Jobeci RJ sg- Essa banda é simplesmente 1 fenômeno musical!!! Estou tentando fazer uma coletânea. Já possuo por exemplo 2 dvd's ao vivo!!! Maiores contatos meu orkut é jubileujunior2010@hotmail.com, 1 abraço!!!

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente não há nenhuma outra banda com o som que esses caras conseguem fazer. E provam a todos que realmente conseguem fazer ao vivo o que fazem no estúdio. Inconfundível! !!!

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente não há nenhuma outra banda com o som que esses caras conseguem fazer. E provam a todos que realmente conseguem fazer ao vivo o que fazem no estúdio. Inconfundível! !!!

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente não há nenhuma outra banda com o som que esses caras conseguem fazer. E provam a todos que realmente conseguem fazer ao vivo o que fazem no estúdio. Inconfundível! !!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!