Gato verde brilhante ajuda na pesquisa da aids


A AIDS sempre foi um desafio para ciência, entender e tratar-la, mais que um necessidade, é imprescindível que todos os seus mecanismos sejam desvendados e resolvidos. Desde os primeiros coqueteis de tratamento e até os modernos procedimentos, uma verdadeira avalanche de pesquisas procuram uma solução para o conjunto de doenças que compõe a AIDS.

A pesquisa divulgada esta semana pela Mayo Clinic, empresa de serviços médicos e pesquisas médicos hospitalares, que está instalada em três cidades dos Estados Unidos, foi o desenvolvimento de uma estratégia de imunização baseado no genoma para combater a AIDS felina, assim pretendem clarear os caminhos para o combate ao HIV humano / AIDS

Foto: Mayo Clinic
Os especialistas conseguiram reproduzir felinos com um gene de macaco reso que é capaz de impedir a evolução do vírus da imunodeficiência felina (FIV(¹), na sigla em inglês). A doença age em gatos da mesma forma do vírus do HIV em seres humanos. O estudo poderá ajudar cientistas a desenvolver abordagens semelhantes para impedir que humanos desenvolvam aids.
Para confirmar o sucesso da técnica, um gene fluorescente foi incluído no experimento, quando este gene é irradiado com luz ultravioleta emite fluorescência na região do verde. O fato de obterem os gatos fluorescentes nesta região do visível comprova o sucesso do experimento. 
Agradeço ao Prof. Dr. Fabiano Rodembusch, do Instituto de Quimica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em fotoluminiscência pela Universidade de Montpellier, França, pela esclarecimento do processo de fluorescência.
(¹) O FIV é o vírus da imunodeficiência felina causa a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids, na sigla em inglês) em todas as 36 espécies de felinos, de gatos a leões. O vírus acaba com as células de defesa do organismo, de forma semelhante à ação do HIV em seres humanos. As proteínas que potencialmente defendem os animais contra a invasão de vírus em geral são ineficientes contra o FIV.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Eu sinto pena que até os gatos sofram da mesma doença. E eles vão servir para estudos, espero que haja sucesso, porque será uma etapa a ser vencida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Testes em animais. Eles n têm sentimentos por acaso? aposto que n vai dar em nada.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!