O câncer é uma denominação genérica para um conjuntos de doenças, que tem sua ocorrências da cabeça aos pés, da pele aos ossos e no sangue. Como algumas doenças tem nomes "complicados" como adenocarcinoma de cólon ou pulmão, linfoma de Hodkgin, popularmente chamamos de câncer de _____ (o local onde ocorre).
É uma doença temida, mas em muitos casos, totalmente curável, pelo avanço das técnicas de diagnóstico e tratamento. Porém, um dos tratamentos é tão temido como a doença : a quimioterapia. É dela que vamos falar neste artigo.
Aparelho de quimioterapia. /Jan Charles Linus Ekenstam) |
A quimioterapia é o
método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos,
no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos.
Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada
de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
O primeiro quimioterápico antineoplásico foi desenvolvido
a partir do gás mostarda, usado nas duas Guerras Mundiais
como arma química. Após a exposição
de soldados a este agente, observou-se que eles desenvolveram hipoplasia
medular e linfóide, o que levou ao seu uso no tratamento
dos linfomas malignos. A partir da publicação, em
1946, dos estudos clínicos feitos com o gás mostarda
e das observações sobre os efeitos do ácido
fólico em crianças com leucemias, verificou-se avanço
crescente da quimioterapia antineoplásica.
E os quimioterápicos não iguais para todos os tipos de câncer, existe um "coquetel" especifico para orgão afetados, por exemplo, o medicamento oxiloplatina está presente no tratamento de câncer de cólon, já o medicamento cisplatina é utilizado para tratamento de câncer na bexiga, testiculo, pulmão, esôfago, ovário.
A oxiloplatina não faz cair cabelos (alopecia), não prejudicando a auto-estima do paciente com sua aparencia externa, este efeito está presente na cisplatina.
O que mais causa temor é os efeitos secundários de ambos (e de muitos outros quimioterápicos) : edema facial, espirros, taquicardia, hipotensão e rush cutâneo de tipo urticariforme maculo-papular não específico, neuropatia sensorial periférica, distúrbios gastrointestinais e mielossupressão.
Nomes complicados para dizer que teremos queda de cabelos (careca), vermelhidão da pele, pressão baixa, diarréia, formigamento nos pés e mãos, coração acelerado e espirradeira.
Dois profissionais serão muito importantes para o paciente de câncer com tratamento quimioterápico: médico oncologista e psicologa (de preferencia especializada em oncologia). Serão eles (junto com equipe de apoio) que podem ajudar em todo o processo, relatando a normalidade ou anormalidade dos sintomas e das variações de comportamento.
Mas lembre-se que o câncer tem cura, se for descoberto no inicio (ou em estágios menos avançados), por isto seja inteligente, faça sempre os exames preventivos, inclusive o "polêmico" exame de toque retal para diagnóstico de câncer de próstata.
Fontes: INCA , UNIMED-BH/GATS, U.PORTO
2 Comentários
Obrigado pela visita Geraldo.
ResponderExcluirA Si é realmente única.
Abraxos
Obrigado pela visita
ExcluirVolte sempre
Abraço
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!