Doença inflamatória intestinal

Em um dos meus artigos anteriores, falei sobre diagnóstico correto poderá levar a cura do Câncer Colorretal , em muitos casos, quando médico pedir mais exames, poderá surgir que a pessoa está com uma doença inflamatória intestinal, que poderá (ou não) tornar-se um fator agravante para o desenvolvimento do Câncer Colorretal.

Mas o que é uma doença inflamatória intestinal?

Doenças inflamatórias intestinais (DII) é um termo amplo que descreve as condições com crônica ou recorrente resposta imune e a inflamação do trato gastrointestinal. Os dois mais comuns de doenças inflamatórias intestinais são a colite ulcerosa e doença de Crohn.

Ambas as doenças têm uma característica forte em comum. Eles são marcados por uma resposta anormal do sistema imune do corpo. Normalmente, as células do sistema imunológico protegem o organismo contra infecções. Em pessoas com DII, no entanto, o sistema ataca as células do intestino. No processo, o corpo envia células brancas do sangue para o revestimento do intestino, onde produzem inflamação crónica.

Quando isso acontece, o paciente experimenta os sintomas da DII.

Nem colite ulcerosa, e nem a doença de Crohn devem ser confundidas com a síndrome do intestino irritável (SII), um distúrbio que afeta a contrações musculares do cólon. Por vezes chamado de "cólon espástico" ou "colite nervosa", SII não é caracterizada por inflamação intestinal. É, portanto, uma doença muito menos grave do que a colite ulcerosa ou doença de Crohn. SII não tem qualquer relação direta com a colite ulcerosa ou doença de Crohn.

As origens da DII não é conhecida, mas pensa-se que envolvem fatores imunológicos, genéticos e ambientais como evidenciado pelo seguinte:

O maior risco relativo de doença DII é encontrada entre parentes de primeiro grau, o que sugere um forte componente genético.

O tabagismo é um dos fatores​​ ambientais mais notáveis . A colite ulcerativa é mais prevalente entre os ex-fumantes e não fumantes, enquanto a doença de Crohn é mais prevalente entre fumantes.

Houve três estudos fora dos Estados Unidos, que analisou especificamente a relação entre fatores socioeconômicos e DII.

DII é mais comum em países desenvolvidos. Há uma notável variação de norte a sul e maior freqüência em comunidades urbanas em comparação com as zonas rurais. Estas observações sugerem que a urbanização é um fator potencial. Postula-se que este é o resultado de "ocidentalização" do estilo de vida, tais como mudanças na dieta, tabagismo, variações na exposição a produtos químicos, luz solar, poluição e industrial.

Outros factores, tais como a dieta, contraceptivos orais, infecções perinatais e infância, ou infecções micobacterianas atípicas têm sido sugeridos, mas não provaram desempenhar um papel na expressão de DII .

Fonte: CDC

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Respostas
    1. Olá,

      O cuidado é que nos protege e nos ajuda a curar..

      Abraço e obrigado pelo comentário

      Excluir
  2. É muito importante ter uma dieta balanceada, evitando posteriormente possíveis doenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário e participação no blog. A Importancia da dieta é fundamental para prevenção em complicações do trato gastro-intestinal.

      Abraço

      Excluir

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!