Sofia Vergara fala sobre o câncer de tireoide

Celebridades com câncer, suas experiências e vivências

Ela teve câncer de tireóide há 13 anos

 
Sofia Vergara, é destaque no seriado de TV "Modern Family". Mas há 13 anos, ela desempenhou um outro papel importante: paciente com câncer. Quando ela tinha apenas 28 anos de idade, Vergara foi diagnosticada com câncer de tireóide.

"Passando por todo o processo de diagnóstico e cirurgia do câncer na minha tireóide, e o tratamento com radiação, refleti sobre todas as coisas, é claro que mudam a sua vida - porque também suas prioridades mudam", Sofia Vergara, disse ao site de noticias FoxNews.com. "Você percebe que não importa o quanto a beleza, o dinheiro, o sucesso que você tem - se você não tem saúde, você não tem nada, porque você não pode fazer nada."

A glândula tiróide é um órgão em forma de borboleta localizada na parte frontal do pescoço. Ela produz hormônios que regulam o metabolismo, frequência cardíaca, pressão arterial e temperatura corporal.
 
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer da tireoide pode ser considerado o mais comum da região da cabeça e pescoço e é três vezes mais frequente no sexo feminino.  
 
Nos EUA, a doença corresponde a 3% de todos os cânceres que atingem o sexo feminino. 
 
No Brasil correspondeu a 1,3% de todos os casos de câncer matriculados no INCA de 1994 a 1998, e a 6,4% de todos os cânceres da cabeça e pescoço.

Os carcinomas diferenciados são os mais frequentes. Dentre eles existem o carcinoma papilífero, o carcinoma folicular e o carcinoma de células de Hürthle. Entre os carcinomas pouco diferenciados temos carcinomas medulares e os carcinomas indiferenciados.
 

Sintomas do câncer de tireóide

A presença de um nódulo na tireoide, região anterior baixa do pescoço, normalmente não é indicação da presença de um câncer. Entretanto, a ocorrência de nódulo tireoidiano em pacientes com história de irradiação prévia do pescoço ou história familiar de câncer da tireoide, é mais suspeito. Da mesma forma, a presença de nódulo tireoidiano, associado à presença de linfonodomegalia cervical (gânglios linfáticos aumentados no pescoço) e/ou ao sintoma de rouquidão, pode ser indicação de um tumor maligno na tireoide. 

Fatores de Risco do câncer de tireóide

A história de irradiação do pescoço, mesmo em baixas doses, assim como a ocorrência de câncer da tireoide na família, podem ser considerados fatores de risco para o câncer da tireoide. 

Tratamento do câncer de tireóide

O tratamento do câncer da tireoide é cirúrgico. A tireoidectomia total ou parcial (em casos indicados) é o tratamento de escolha.

O tratamento dos carcinomas bem diferenciados (carcinoma papilífero e carcinoma folicular) depende dos fatores de risco, que indicarão a extensão da cirurgia e a necessidade da complementação terapêutica com o iodo radioativo. Já os outros tumores malignos da tireoide, deverão ser tratados com a tireoidectomia total.
 

Já falei sobre câncer de tireóide no artigo O que você precisa saber sobre câncer de tiroide 


 Fontes: Foxnews e INCA

Postar um comentário

2 Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!