Cancer e Poesia


Os vários aspectos que mudam a vida de um paciente de câncer, principalmente com tratamento quimioterápico, há foram objeto de um artigo no blog, mas hoje resolvemos suavizar esta situação, trazendo uma história muito bonita da paciente norte-americana Kyle Potvin : quando soube que tinha câncer de mama com a idade de 41 anos, ela acompanhou os detalhes de sua doença e tratamento em um jornal. 
 
Mas quando vieram os problemas de medo, mortalidade e esperança, ela descobriu que sua melhor saída era poesia. E é uma de sua poesias que transcrevo (traduzida) aqui:
 
Como eu temia quimioterapia, com medo 
Ele me mudaria 
Ele fez. 
Algo dissolvido dentro de mim. 
Lágrimas começaram um gotejamento lento, 
eu chorei na notícia 
de um menino perdido encontrado na floresta ... 
No surpreendente beleza 
de uma folha brilhante caindo 
como o último fio de cabelo da minha cabeça
 
A Srª Potvin, agora com  47 anos  e morando em Derry, NH, EUA publicou recentemente  “Sound Travels on Water” (Finishing Line Press), uma coleção de poemas sobre sua experiência com o câncer . E ela organizou o Prickly Pear Poetry Projec , uma série de oficinas para pacientes com câncer. 
 
É destes pequenos exemplos que os pacientes com câncer necessitam, saber que ele não é o fim, mas um novo começo, bastando acreditar que a vida continua, mesmo com a doença.



Postar um comentário

0 Comentários