O antígeno (PSA), em específico da próstata não deve ser usado para detectar o câncer de próstata como os danos potenciais de falsos positivos, o diagnóstico exagerado e desnecessário tratamento superam os benefícios, anunciou o grupo de trabalho canadense sobre Cuidados de Saúde Preventiva.
Em uma atualização de suas diretrizes de 1994, o painel independente fez uma revisão sistemática provas antes de concluir que o teste de PSA resultou em apenas uma pequena redução na mortalidade por câncer de próstata em homens, especialmente em homens com idade inferior a 55 anos.
Não há nenhuma evidência conclusiva para determinar que proporção do declínio na mortalidade por câncer de próstata é devido ao exame contra um melhor tratamento, ou outros fatores; é provável que tanto o exame e o tratamento têm contribuído. Se o teste de PSA era a principal razão para a diminuição da mortalidade, o aumento acentuado na incidência devido à detecção precoce de casos associados com o exame preventivo deveria ter sido seguido por uma redução acentuada na mortalidade.
Em vez disso, a redução da mortalidade por câncer de próstata ao longo do tempo tem sido relativamente estável e começou muito cedo após a introdução do teste a ser atribuído, principalmente, ao exame de PSA.
Fonte: CMAJ
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!