Câncer de boca afeta vocalista do Iron Maiden

O câncer não é uma doença que deixa as pessoas de boca aberta (foto ao lado), mas em alguns casos afeta as vias orais e temos um grande problema: se a maior parte (senão a totalidade) da alimentação e hidratação é ingerido de forma oral como a qualidade de vida é afetada? 

O vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, vai descobrir na prática, como terá que enfrentar a doença e manter suas atividades cotidianas e também as profissionais.

O anúncio foi feito no Facebook oficial da banda inglesa de heavy metal. No comunicado (quinta-feira, 19/02), a assessoria declarou que Dickinson não corre risco de morte:

Logo antes do Natal, o vocalista Bruce Dickinson visitou seu médico para um exame de rotina. Isso levou a testes e biópsias que revelaram um pequeno tumor cancerígeno atrás da língua dele. Uma rodada de sete semanas de tratamento de quimioterapia e radiologia foi concluída ontem. Como o tumor foi descoberto cedo, o prognóstico é extremamente bom. A equipe médica espera que Bruce que ele se recupere até o final de maio."

A língua é composta de diferentes tipos de tecidos: o epitélio que reveste a superfície do epitélio e glândulas salivares como receptores gustativos, músculos e nervos. Cada um desses tecidos podem sofrer transformação maligna e levar ao câncer da língua. 

Cada um destes tipos de tumores tem evoluído, com tratamento e prognóstico diferentes. Sendo um dos tipos mais comuns de carcinoma bucal, o câncer de língua pode inicialmente apresentar-se como uma afta ou lesão ulcerada, ambas gerando dor ao local e perceptíveis a olho nu,é importante estar atento a qualquer lesão presente na língua ou na cavidade bucal que persista por mais de quinze dias. 

Dos casos diagnosticados da doença cerca de 90% são Carcinomas de Células Escamosas (CCE) tendo sua origem no revestimento da língua.

Causas:

O uso contínuo e exagerado de álcool e tabaco, porém são considerados os maiores incentivadores para sua ocorrência. A utilização associada das duas substâncias eleva o risco de incidência da doença em até 140%. Mais comumente encontrado entre homens especificamente aqueles que possuem idade entre quarenta e sessenta anos. Alguns outros hábitos e outras doenças podem ser designados como aliados ao aparecimento do câncer de língua, sendo eles:

• Infecções por HPV

• Próteses dentárias mal fixadas

• Má higienização bucal

• Infecções por vírus ou fungos

• Lesões autoimunes

Sintomas:

O câncer de língua apresenta sintomas sutis em seu estado inicial que podem facilmente associados pelo paciente a outras doenças de menos importância. Por isso a necessidade de frequência em consultas ao dentista e urgência na procura de assistência médica ao presenciar um ou diversos sintomas:

• Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na língua

• Nódulo no pescoço

• Dores no local, ouvido ou maxilar

• Recorrente rouquidão

Em estágios mais avançados a doença pode apresentar sintomas mais desagradáveis que interferem na qualidade de vida do paciente, como:

• Dificuldades na fala

• Dificuldades na mastigação ou deglutição

Você poderá ler sobre outra personalidade que teve problemas de câncer oral, lendo o artigo Cancer Oral e o caso Michel Douglas

Fontes: FAJD e INCA

Postar um comentário

0 Comentários