Câncer de mama metastático, por mais tempo

Você pode ajudar a dar mais tempo de vida às mulheres com câncer de mama metastático, aquele em que o tumor atinge outros órgãos. Hoje, graças aos avanços científicos, existem novos tratamentos que podem aumentar a expectativa de vida das pacientes que convivem com câncer de mama metastático com menos efeitos adversos. Infelizmente no Brasil somente as pacientes que possuem planos de saúde recebem essas novas opções terapêuticas.

Já as pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) não têm acesso, em sua maioria, a esses medicamentos. Queremos essas terapias acessíveis a todas as pacientes com câncer de mama metastático.

Essa é a nossa causa. Ajude essas mulheres a ter a chance de viver mais. Assine a petição (detalhes abaixo) e faça parte desse movimento. 


PETIÇÃO

Ministério da Saúde: pela incorporação de novos medicamentos para câncer de mama metastático no Sistema Único de Saúde (SUS)

Aproximadamente 57 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama em 2015, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Acrescenta-se a esse quadro o fato de que o tumor pode ser diagnosticado já em estágio avançado, o que acontece com mais de 50% das pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

1. Além disso, estima-se que 30% das pacientes diagnosticadas vão evoluir para o estágio metastático, quando o tumor se espalha pelo corpo.

2. Pela gravidade e urgência do problema, é fundamental que as pacientes, uma vez diante de uma doença metastática, recebam os tratamentos mais adequados para seu tipo de tumor. Mas isso não ocorre. 

Em muitos casos, os tratamentos oferecidos pelo SUS contemplam apenas a quimioterapia, sem levar em conta a especificidade do tumor de cada paciente. A medicina avançou, e hoje existem terapias personalizadas que atacam diretamente o mecanismo de sobrevivência da célula tumoral, tendo como resultado maior sobrevida da paciente e menos efeitos colaterais. Estamos falando de mais tempo de vida, mas atualmente apenas para aquelas que têm planos de saúde. 

Queremos que o País deixe de viver uma dicotomia, em que pacientes atendidas pelo sistema privado recebam o que a medicina tem de mais moderno, enquanto as que dependem do sistema público são tratadas apenas com medicamentos não específicos, tendo como consequência mais efeitos colaterais e, principalmente, menor sobrevida. 

A falta de tratamento, entre outros motivos, tem fomentado o aumento nos óbitos por câncer de mama. Entre 1990 e 2010, as mortes por essa doença cresceram 17% entre as brasileiras de 30 a 69 anos.

3. O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer na população feminina brasileira

4. e o estágio metastático corresponde a 90% dos óbitos.

5. É necessário que todas as alternativas medicamentosas adequadas estejam disponíveis no SUS, para que os médicos possam prescrever o tratamento mais adequado para suas pacientes. Tendo em vista esse cenário, vamos pedir, todos juntos, ao Ministério da Saúde a incorporação de medicamentos mais modernos e adequados, que possibilitem às pacientes com câncer de mama metastático um tratamento personalizado para sua doença, garantindo assim mais tempo e mais qualidade de vida.


Por Mais Tempo: um novo olhar sobre o câncer de mama metastático 
Uma Campanha Femama, Instituto Oncoguia e Roche 
Patrocínio: Roche

Postar um comentário

0 Comentários