A azia, má digestão e prevenção do câncer


Problemas de digestão são uma das principais causas que mais enviam pessoas para seus médicos. 

Todos os anos norte- americanos gastam US$ 2 bilhões por ano em medicamentos para combater azia. A maioria dos problemas digestivos são causadas por doenças "funcionais" - o que significa que não pode ser ligado a um problema físico, como o cancro ou úlceras. 

Mesmo que o seu médico não pode identificar inicialmente a causa de seus sintomas, que incluem os casos clássicos de queimação no trajeto do esôfago e gosto ácido na boca, até crises de asma noturna, tosse e dores no peito que simulam ataques cardíacos, não faça com que isto o desestimule a consulta ao profissional da saúde.

Além desses, podem surgir outros consequentes a complicações do refluxo: ulcerações no esôfago, diminuição do diâmetro esofágico causada por cicatrização de úlceras e o chamado esôfago de Barrett, caracterizado por alterações específicas da mucosa do órgão e aumento da probabilidade de câncer. 

Se você tem azia, você já deve saber que as bebidas que contêm cafeína, tais como café, chá e colas, pode provocar dor em queimação. Algumas pessoas se sentem muito mal, com sintomas fortes depois de comer cebola ou alho, enquanto tomates e frutas cítricas incomodam a outros. 

E quem não se arrependeu ceder em alimentos gordurosos ou fritos? Eles são notórios por trazer em sintomas. Mas você sabia que após o jantar balas, deleites associados com ajudando a digestão, pode causar azia?

Estes sintomas podem ser comuns a outros problemas de saúde, como um vírus no estômago ou úlcera e, só o médico pode fazer o diagnóstico correto e confirmar a doença, através de exames, como ressonância magnética e endoscopia com biópsia.

Consulte seu médico e descarte os possíveis causadores de seu mal estar, que poderá inclusive ser um câncer de estômago, o seu diagnóstico pode ser feito através de uma endoscopia com biopsia e exames de sangue indicados pelo gastrenterologista e, o tratamento pode incluir radioterapia, quimioterapia e em alguns casos, cirurgia para remover parte do estômago.

Na maioria dos casos não há sintomas na fase inicial do câncer, sendo muitas vezes diagnosticado apenas quando o tumor já tem metástases.

Prevenir é o melhor remédio, ao sentir os sintomas, não se automedique, procure um médico e veja qual é o problema, que inclusive pode ser apenas uma mudança de alimentação.

Postar um comentário

0 Comentários