Câncer de Mama: antes, durante e depois

Esse assunto é muito importante tanto para mulheres quanto para homens. O câncer não escolhe gênero ele se desenvolve na glândula mamaria que possuímos no corpo. Contudo as mulheres são as mais propensas a contrair a doença.

Grupo de risco

Algumas mulheres estão no grupo de risco. São elas: idade avançada, exposição prolongada a hormônios femininos, excesso de peso, histórico familiar (se houve casos na família) ou mutação genética. Os genes BRCA1 e BRCA2 tem a função de impedir o surgimento de tumores. Quando um deles sofre mutação perde a capacidade de proteger e torna a pessoa mais suscetível ao aparecimento do tumor.  

Mulheres com essa pré-disposição precisam ficar atentas, pois mesmo com o tratamento ele pode voltar. Por isso o autoexame é muito importante.

Antes

Autoexame


É recomendado que as mulheres a partir dos 20 anos façam o exame. De 3 a 5 dias após o início da menstruação. Ou escolher uma data fixa para as mulheres que já estão na menopausa. Para realizar o exame é simples e indolor. Veja a foto abaixo.


Durante 

Sintomas


Por isso que o autoexame é importante, pois com ele você pode perceber caroços no seio. Vermelhidão na pele, alterações no formato dos mamilos e das mamas, nódulos na axila, secreção escura saindo pelo mamilo, pele enrugada, como uma casca de laranja. Em estágios avançados, a mama pode abrir uma ferida. 

Temos entorno de 80% de nódulos mamários, por isso identificar o nódulo é primordial. Caso tenha alguma discrepância nos seios procure um ginecologista que possa verificar e pedir mais exames. Caso seja positivo o exame na mama que o médico fizer, ele pode pedir exame como ultrassom, mamografia ou tomossíntese. 

Depois

Após os resultados do exame, em caso positivo, é necessário fazer o tratamento que consiste em quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia ou a mastectomia. São importantes o acompanhamento médico e o tratamento correto, assim a qualidade de vida do paciente é preservada.

Prevenção

Ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, consultar regularmente um ginecologista e mensalmente fazer o autoexame. 

Com informações de Clinica da Mama - Mamografia

Postar um comentário

0 Comentários