A desagradável presença dos gases no aparelho digestivo


Aquela dor (ou incomodo) no abdômen que muitas vezes nos assusta, podem ser por causa absolutamente inofensiva : gases intestinais.

Gás no trato digestivo é criado a partir de:

  • Ar engolido (Uma das atividades mais comuns que fazemos involuntariamente é engolir ar. Engolir ar leva a uma condição conhecida como aerofagia, esta é uma condição em que verifica-se o excesso do ar engolido no trato digestivo, onde este pode criar bolsas de ar)
  • A repartição de determinados alimentos pelas bactérias presentes no cólon

Todo mundo tem gás. Pode ser desconfortável e embaraçosa, mas não é fatal. O gás é eliminado por arrotar ou então eliminando-o através do reto. A maioria das pessoas produzem cerca de 1 a 4 litros de gás por dia e elimina gases cerca de 14 vezes por dia.

A maior parte do gás é constituído por vapores inodoros - dióxido de carbono, oxigênio, azoto, hidrogênio, metano e, por vezes. As bactérias presentes nos intestinos produzem gases que contêm enxofre e odor desagradável característico da flatulência.

Os alimentos que comumente causam gases

De acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, a maioria dos alimentos que contêm carboidratos podem causar gases, no entanto, gorduras e proteínas causam pouco de gás. Os alimentos que causam gases incluem o seguinte:

Rafinose. Um açúcar complexo encontrado no feijão, repolho, couve de Bruxelas, brócolis, aspargos, outros legumes e grãos integrais.

Lactose. Um açúcar natural encontrado no leite e produtos lácteos, como queijo, sorvete, e alimentos processados, como pão, cereais e salada.

Frutose. Um açúcar encontrado em cebolas, alcachofras, pêra e trigo. A frutose é também usado como adoçante em alguns refrigerantes e bebidas de fruta.

Sorbitol. Um açúcar encontrado naturalmente em frutas, incluindo maçãs, pêras, pêssegos, e ameixas secas. O sorbitol é também utilizado como um edulcorante artificial em alimentos dietéticos e diversos doces e gomas sem açúcar.

Amidos. A maioria dos amidos, incluindo as batatas, milho, macarrão produzem gás à medida que são digeridas no intestino grosso. (O arroz é o único amido que não causa gás).

A fibra solúvel. Fibra que se dissolve facilmente na água e assume uma textura macia (semelhante a um gel)  nos intestinos; é encontrado no farelo de aveia, feijões, ervilhas, e a maioria das frutas.

A fibra insolúvel. A fibra, tal como o encontrado no farelo de trigo e alguns vegetais, o qual passa essencialmente inalterada através dos intestinos e produz pouco gás.

Quais são os sintomas de gás?

Sintomas crônicos causados ​​pelo excesso de gases ou por uma doença grave são raras. A seguir estão os sintomas mais comuns No entanto, cada indivíduo pode experimentar sintomas de forma diferente. 

Os sintomas podem incluir:

Arrotos. Arrotos durante ou após as refeições é normal, mas as pessoas que arrotam freqüentemente podem engolir muito ar e liberá-lo antes que o ar entra no estômago.

Arrotos crônicos também pode indicar um distúrbio gastrointestinal superior, como úlcera péptica, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), ou gastrite.

Flatulência. Passando gás através do reto é chamado de flatulência. Passando o gás de 14 a 23 vezes por dia é considerado normal.

Inchaço abdominal. Inchaço é geralmente o resultado de um transtorno de motilidade intestinal, como a síndrome do intestino irritável (SII). Distúrbios da motilidade são caracterizadas por movimentos e contrações dos músculos intestinais anormais. Estes distúrbios podem dar uma falsa sensação de inchaço devido a um aumento da sensibilidade ao gás.

Síndrome de flexão esplênica é uma doença crônica que pode ser causada pelo gás aprisionado nas curvas (flexão) no cólon.

Doença de Crohn, câncer do cólon, ou qualquer outra doença que causa a obstrução intestinal, também podem causar inchaço abdominal.

As hérnias internas ou aderências (tecido cicatricial) de cirurgia pode causar inchaço ou dor.

Alimentos gordurosos podem retardar o esvaziamento do estômago e causar inchaço e desconforto, mas não necessariamente muito gás.

Dor abdominal e desconforto. Gases no intestino provoca dor para algumas pessoas. Quando se recolhe no lado esquerdo do cólon, a dor pode ser confundida com doença cardíaca. Quando se recolhe no lado direito do cólon, a dor pode se sentir como a dor associada com cálculos biliares ou apendicite.

Os sintomas de gases pode assemelhar-se outras condições médicas ou problemas. 

Sempre consulte seu médico para um diagnóstico.

Postar um comentário

0 Comentários