Sinusite, é melhor não abusar dos antibóticos e esperar

Antibióticos muitas vezes não ajudam no tratamento da sinusite.  É melhor tomar algumas medidas para aliviar os sintomas e permitem que o problema seja solucionado com o tempo.


Tal como acontece com os pulmões, os espaços vazios em nossos seios faciais são propensos à infecção por microrganismos de diversos matizes. Normalmente, o invasor é um vírus. Em resposta, os revestimentos sensíveis dos seios incham e começam a produzir o muco, causando congestão nasal, coriza e dor facial.

Quando acontece muitos pacientes acabam  indo direto para os seus médicos para obter um antibiótico. Mas agora sabemos que a estratégia é geralmente um desperdício de tempo. A maioria dos casos de sinusite estão associados com infecções virais, que são à prova de balas aos antibióticos. De acordo com uma revisão de pesquisas pelo Cochrane Collaboration, 80% das pessoas com sinusite melhorarM dentro de duas semanas sem tomar antibióticos. O melhor curso de ação para sinusite ocasional é usar medidas de autocuidado para aliviar os sintomas enquanto o corpo elimina a infecção. 

"Todo mundo meio que pensa que os antibióticos como uma cura mágica  para tudo, mas a grande maioria das pessoas vai ficar melhor sem considerar e tomar um antibiótico", diz o Dr. Jeffrey Linder, um professor e  médico da atenção primária e associado de medicina na Harvard afiliada Hospital Brigham and Women.

Em primeiro lugar, aliviar os sintomas

Os sintomas iniciais da sinusite são semelhantes aos de um resfriado, você também pode experimentar fadiga, tosse, sensação diminuída de cheiro, plenitude ou pressão nos ouvidos e dor de cabeça.

Enquanto o seu corpo luta contra a infecção, use lavagens nasais, descongestionantes e analgésicos para aliviar seus sintomas. Não esqueça que produtos que você usar, leia a embalagem e a bula para  seguir as instruções.

Quando consultar um médico

As diretrizes de prática clínica mais recente da American Academy of Otolaryngology Neck Surgery Foundation-Head e, lançado em abril de 2015, descreve as seguintes regras para quando considerar um antibiótico para sinusite aguda:

Os sintomas são prolongados. "Se você tem feito todas as coisas certas por 10 dias e não está ficando melhor, então é totalmente razoável para consultar o seu médico e perguntar sobre um antibiótico", diz Linder.

Os sintomas são graves. Sinais de alarme típicos de uma infecção do sinus bacteriana são dor aguda nas bochechas e dentes acompanhada por uma febre.

Os sintomas estão piorando. Se você tiver sintomas associados a sensação de calafrios e que vão embora, mas, em seguida, começar a ter dor e febre, os antibióticos podem valer a pena considerar.

Antibióticos: Não espere muito

Em ensaios clínicos que compararam antibióticos para uma pílula de placebo para sinusite bacteriana confirmada, o antibiótico teve efeito mínimo. Isso sugere que, mesmo quando você tem sinusite bacteriana, os antibióticos geralmente não ajudam. No entanto, você ainda tem que tomar sobre os potenciais efeitos colaterais, como dor de estômago e diarréia. Além disso, o uso inadequado de antibióticos pode produzir estirpes resistentes aos antibióticos de bactérias que são perigosas para todos nós.

"Se você não está ficando cada vez mais doente, dar os descongestionantes, a solução salina, e os analgésicos alguns dias para trabalhar," diz o Dr. Linder.

Sinusite calmante: Aqui está o que fazer

Estes passos são recomendados para aliviar os sintomas enquanto você espera para a infecção para esclarecer:

Pulverize em alguma solução de soro fisiológico (água salgada) são muito reconfortante. A opção mais conveniente é um spray nasal pré-embalados; roncos freqüentes, suaves de solução salina pode ajudar a soltar o muco. 

Um pote tipico como um de chá também funciona muito bem. Este é um pequeno recipiente (foto ao lado) com um bico, assemelhando-se um bule de chá, que você preenche com uma mistura de água morna salgada estéril. (Use água destilada ou ferver a água da torneira e deixe esfriar antes de usar.) Despeje o líquido em uma narina, e permitir a abertura para drenar a partir do outro.

Use descongestionantes. Algumas pílulas descongestionantes nasais ou sprays pode ser usado em tempo limitado para reduzir a congestão.

Descongestionantes spray nasal contendo o ingrediente ativo oximetazolina são familiares para a maioria das pessoas, seja ele de referencia, similar,  mas você também pode usar formulações genéricas. Limite-se a não mais de duas doses por narina por dia durante um período máximo de cinco dias. Se você usa descongestionante nasal por muito tempo, o nariz pode começar a correr quando você parar.

Descongestionantes orais. Dr. Linder recomenda um de 12 horas (de liberação prolongada) formulação de pseudoefedrina . Um efeito colateral comum é síndrome nervosa moderada, e você não deve tomar este medicamento se você tem pressão arterial alta não controlada ou uma doença cardíaca.

Tome analgésicos, conforme necessário. Tomar um analgésico para aliviar a dor de cabeça ou dor face. Qualquer tipo é bom, mas para a inflamação, você pode obter mais benefícios de um medicamento anti-inflamatório não esteróide como o ibuprofeno, naproxeno, ou aspirina, supondo que você não experimentar dor de estômago destas drogas.

Postar um comentário

0 Comentários