Câncer de testículo, sinais que os homens ignoram

No mês de abril, o mês temático para prevenção, atenção e informação sobre o câncer é o que afeta os testículos (órgãos masculinos que produzem hormônios masculinos e esperma). Então vamos falar de sinais que a maioria dos homens ignoram.

câncer
Câncer raro e muitas vezes indolor
É um tipo raro de câncer - Menos de 150 mil casos por ano (Brasil), requer um diagnóstico médico e sempre requer exames laboratoriais ou de imagem. Como não é usual os homens irem ao consultório para fazer preventivos, este é o primeiro risco.

Em um a cada cinco casos (20%) de câncer de testículo será indolor, e a única maneira de detectar a doença será um exame físico. Um pequeno nódulo do tamanho de ervilha será sentida em cerca de 90 por cento dos casos. 

Tem faixa etária de risco:   ele é mais comum de ser diagnosticado entre 15 e 49 anos de idade. Dentro deste grupo, os mais vulneráveis ​​são aqueles com idade inferior a 35 anos.

Apesar das razões não serem claras, as estatísticas mostram claramente que  se você é branco tem cinco vezes mais probabilidade de serem diagnosticados com câncer de testículo. Os homens negros e asiáticos não tem a mesma faixa de risco - no entanto outras etnias são conhecidos por serem mais suscetíveis a outros tipos de câncer masculinos, como o da próstata (onde os homens negros são vulneráveis) ou o pênis (os homens hispânicos).

É um dos menos letais tipos de câncer do sexo masculino  - 80% de todos os casos são curados, com esta probabilidade subindo para quase 98%, se detectada precocemente - porém continua a ser um dos mais psicologicamente prejudica a psique masculina, já que lida (simbolicamente) com a "potência masculina"  .

Fonte : The Telegraph

Postar um comentário

0 Comentários