Como junk food pode prejudicar seu organismo

Comer alimentos pouco saudáveis ​​prejudica o corpo de uma forma além do ganho de peso.


Não é nenhuma surpresa que a junk food é pobre em nutrientes saudáveis ​​e ricos em ingredientes como açúcar e sal. Mas novas pesquisas com animais sugerem que uma dieta rica em junk food pode prejudicar os rins de uma forma semelhante ao diabetes tipo-2.

No estudo, publicado na revista Experimental Physiology , os ratos foram alimentados com uma dieta de junk food de barras de chocolate, marshmallows, biscoitos e queijo durante oito semanas. 

Outros ratos foram alimentados com ração que continha 60% de gordura durante cinco semanas. Ao analisar "níveis de açúcar no sangue e a função de transportadores de açúcar no sangue nos ratos, os pesquisadores foram capazes de ver o que aconteceu com os rins de ratos que comiam junk food e alimentos gordurosos, em comparação com os rins de ratos com diabetes .

O estudo foi pequeno e usados ​​ratos em vez de pessoas, por isso os resultados não podem ser extrapolados para os humanos. "Os estudos em animais fornecem elementos sobre os efeitos potenciais em pessoas, mas eles raramente fornecem respostas definitivas," diz o Dr. David Katz, diretor do Yale University Prevention Research Center, que não esteve envolvido no estudo. "A pesquisa com animais é mais significativo quando interpretada no contexto global de provas estabelecido. 

Neste caso, nós certamente já sabia que junk food não é bom para nós. por isso não é uma grande surpresa. "Nos seres humanos, comer uma dieta rica em açúcar foi mostrado como interfere com os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa e aumenta o risco de diabetes tipo 2 .

Este não é o primeiro estudo a sugerir que junk food não mais para o seu interior do que simplesmente adicionar gordura em torno do meio; ele também pode perturbar hormônios , mudar sentido do gosto de uma pessoa e até mesmo aumentar o risco de problemas de saúde mental . 

Um estudo 2015 publicado na revista Mayo Clinic Proceedings descobriram que uma caloria de açúcar é muito mais perigoso para o corpo do que uma caloria de outros hidratos de carbono, como o amido. Açúcares adicionados estavam ligados a maus níveis de insulina e de açúcar no sangue, bem como o armazenamento de gordura nociva ao redor da barriga, que promove a problemas como inflamação e pressão arterial elevada. 

Outro estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition olhou para questionários de cerca de 70.000 mulheres e descobriram que dietas mais elevados em açúcar e grãos refinados, como pão branco, foram associados com um risco maior de depressão, alguns anos depois. 

Doces tinham uma ligação especialmente forte, e alimentos mais saudáveis, como fibras, frutas e vegetais parece ter um efeito protetor. O estudo apenas encontrou uma correlação, mas comer demais açúcares e amidos refinados pode aumentar a inflamação e risco de doença cardíaca, ambos os quais têm sido associados à depressão, disseram os autores do estudo. Comer junk food e pode aumentar o risco de resistência à insulina, o que tem sido associado com problemas cognitivos também encontrados entre as pessoas com depressão.

Fonte: Time

Postar um comentário

0 Comentários