Bebidas quentes não causam câncer de esôfago

esofago
Um grupo de trabalho de 23 cientistas convocados pela Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer da Organização Mundial da Saúde avaliou a carcinogenicidade de café, chá e outras bebidas quentes e foi exonerado de todos eles. 

Por outro lado, os cientistas determinaram que quase toda a bebida não alcoólica, quando consumido a temperaturas acima de 65°C, pode contribuir para o risco de cancro do esôfago. Eles também encontraram evidência limitada implicando água quente.

O esôfago é um tubo muscular oco, localizado entre a traqueia e a coluna vertebral e que conecta a garganta ao estômago.

O relatório reverteu uma decisão 1991, que designou o consumo de café como "possivelmente cancerígeno para os seres humanos." Mas depois de analisar mais de 1.000 estudos realizados nos últimos 20 anos, os painelistas foram incapazes de encontrar provas conclusivas de que qualquer bebida não alcoólica, servidos a temperaturas mais baixas, contribui para o câncer. 

Habitual consumo excessivo de álcool, no entanto, ainda é uma das principais causas de câncer de esôfago, junto com o tabagismo. O relatório apareceu 15 de junho de 2016, no The Lancet Oncology .

Se você beber seu café ou chá vapor quente, você pode querer deixá-lo esfriar alguns minutos antes de tomar o primeiro gole. Fundindo a superfície em agitação e a bebida com uma colher pode acelerar o processo.

Fonte: HMS

Postar um comentário

0 Comentários