Em um novo estudo, os homens que se submeteram à vasectomia não tinham um risco aumentado de câncer de próstata, nem eram mais propensos a morrer de câncer de próstata do que os homens que não receberam este procedimento. De acordo com os pesquisadores, este é o maior estudo prospectivo de vasectomia e cancro da próstata fatal até à data.
Eles concluem que os dados fornecem alguma tranquilidade aos homens que tiveram uma vasectomia ou estão considerando o procedimento ( Journal of Clinical Oncology , DOI: 10.1200 / JCO.2015.66.2361).
Os pesquisadores analisaram a associação entre vasectomia e morte por câncer de próstata entre mais de 363.000 homens de 40 anos e mais velhos no Estudo de Prevenção ao Câncer II (CPS-II), incluindo mais de 42.000 que foram determinados a ter sido submetidos a vasectomia.
Cerca de 7.400 dos homens no estudo morreram de câncer de próstata em um período de 30 anos. Além disso, um subgrupo de aproximadamente 66.000 homens de CPS-II também foram rastreados para novos diagnósticos de câncer de próstata, e mais de 9.100 destes homens foram diagnosticados com a doença durante o período de estudo.
As análises foram ajustadas para fatores como idade, raça, nível de escolaridade, índice de massa corporal e tabagismo. Nenhuma ligação foi encontrada entre a vasectomia e o risco de câncer de próstata em geral ou o risco de câncer de próstata fatal.
Um estudo prévio sobre a associação entre vasectomia e câncer de próstata constatou que a vasectomia foi associada com cerca de 10 por cento maior risco global de câncer de próstata e cerca de 20 por cento maior risco de câncer de próstata fatal.
Os pesquisadores observaram que o estudo anterior incluiu apenas mais de 800 mortes por câncer de próstata, enquanto o estudo de hoje incluiu mais de 7.000, e que resultados diferentes poderiam ter sido resultado do acaso.
"Enquanto um estudo prévio sugeriu uma associação, nossos resultados não mostram nenhuma conexão entre vasectomias e risco global de câncer de próstata, ou de morrer de câncer de próstata, e deve proporcionar alguma tranquilidade aos homens considerando vasectomia", disse o principal autor do novo estudo, Eric J. Jacobs, PhD, um epidemiologista de câncer na Sociedade Americana de Câncer.
"Homens preocupados com o desenvolvimento de um câncer de próstata fatal deve se concentrar em manter um peso saudável e, se eles fumam, parar de fumar. Tanto a obesidade como o tabagismo têm sido consistentemente associados a um maior risco de câncer de próstata fatal, bem como ao risco de muitas outras doenças ".
Fonte: Oncology Times
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!