As vezes a dor tem um propósito - pode alertar-nos de que nos torcemos um tornozelo, por exemplo. Mas para muitas pessoas, a dor pode durar semanas ou mesmo meses, causando sofrimento desnecessário e interferindo na qualidade de vida.
Se a sua dor foi bem-vinda, você deve saber que você tem mais opções de tratamento hoje do que nunca. Aqui, alistamos oito técnicas para controlar e reduzir sua dor que não exigem um procedimento invasivo - ou mesmo tomar uma pílula.
1. Frio e calor. Estes dois métodos experimentados e verdadeiros ainda são a pedra angular do alívio da dor para certos tipos de lesões. Se um pacote caseiro quente ou frio não faz o truque, tente perguntar a um fisioterapeuta ou quiroprático por suas versões desses tratamentos, que podem penetrar mais profundamente nos músculos e nos tecidos.
2. Exercício. A atividade física desempenha um papel crucial na interrupção do "ciclo vicioso" da dor e da mobilidade reduzida que se encontra em algumas condições crônicas, como artrite e fibromialgia . Experimente atividades aeróbicas suaves, como andar, nadar ou andar de bicicleta.
3. Fisioterapia e terapia ocupacional. Essas duas especialidades podem estar entre seus aliados mais firmes na luta contra a dor. Os fisioterapeutas guiam você através de uma série de exercícios projetados para preservar ou melhorar sua força e mobilidade. Os terapeutas ocupacionais ajudam você a aprender a realizar uma série de atividades diárias de forma a não agravar sua dor.
4. Técnicas mente-corpo. Essas técnicas, que incluem meditação, atenção plena e exercícios de respiração (entre muitos outros), ajudam a restaurar o senso de controle sobre seu corpo e diminuir a resposta de "luta ou fuga", o que pode agravar a tensão e dor muscular crônica.
5. Yoga e tai chi. Essas duas práticas de exercício incorporam controle de respiração, meditação e movimentos suaves para esticar e fortalecer os músculos. Muitos estudos mostraram que eles podem ajudar as pessoas a gerenciar a dor causada por uma série de condições, desde dores de cabeça até artrite até lesões persistentes.
6. Biofeedback. Esta técnica envolve a aprendizagem de exercícios de relaxamento e respiração com a ajuda de uma máquina de biofeedback, que transmite dados sobre funções fisiológicas (como freqüência cardíaca e pressão sanguínea) em pistas visuais, como um gráfico, uma luz piscando ou mesmo uma animação. Observar e modificar as visualizações dá-lhe um grau de controle sobre a resposta do seu corpo à dor.
7. Musicoterapia. Estudos demonstraram que a música pode ajudar a aliviar a dor durante e após a cirurgia e o parto. A música clássica provou funcionar especialmente bem, mas não há nenhum mal em tentar seu gênero favorito - ouvir qualquer tipo de música pode distraí-lo de dor ou desconforto.
8. Massagem terapêutica. Não apenas uma indulgência, a massagem pode aliviar a dor ao trabalhar a tensão dos músculos e das articulações, aliviar o estresse e a ansiedade e, possivelmente, ajudar a distraí-lo da dor ao introduzir uma sensação de "concorrência" que anula sinais de dor.
Fonte: HHP
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!