A bronquite é uma inflamação do revestimento de seus tubos brônquicos, que transportam ar para e de seus pulmões. As pessoas que têm bronquite muitas vezes tossem muco engrossado, que pode ser descolorido. A bronquite pode ser aguda ou crônica.
Muitas vezes, a partir de uma infecção respiratória fria ou outra, a bronquite aguda é muito comum. A bronquite crônica, uma condição mais séria, é uma irritação ou inflamação constante do revestimento dos bronquios, muitas vezes devido ao tabagismo.
A bronquite aguda, também chamada de resfriado torácico, geralmente melhora dentro de uma semana a 10 dias sem efeitos duradouros, embora a tosse possa permanecer por semanas.
No entanto, se você tem ataques repetidos de bronquite, você pode ter bronquite crônica, o que requer atenção médica. A bronquite crônica é uma das condições incluídas na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Sintomas
Para bronquite aguda ou bronquite crónica, os sinais e sintomas podem incluir:
- Tosse
- Produção de muco (escarro), que pode ser claro, branco, cinza amarelado ou cor verde - raramente, pode ser manchado de sangue
- Fadiga
- Falta de ar
- Febre leve e calafrios
- Desconforto no peito
Se você tem bronquite aguda, você pode ter sintomas de resfriado, como uma leve dor de cabeça ou dores no corpo. Embora estes sintomas geralmente melhorem em cerca de uma semana, você pode ter uma tosse persistente que persiste por várias semanas.
A bronquite crônica é definida como uma tosse produtiva que dura pelo menos três meses, com episódios recorrentes ocorrendo por pelo menos dois anos consecutivos.
Se você tem bronquite crônica, é provável que você tenha períodos em que a tosse ou outros sintomas pioram. Naqueles momentos, você pode ter uma infecção aguda em cima da bronquite crônica.
Quando consultar um médico
Consulte o seu médico se a tosse:
- Dura mais de três semanas
- Evita que você dorme
- É acompanhado de febre superior a 38º C
- Produz muco descolorido
- Produz sangue
- Está associado a sibilos ou falta de ar
Causas
A bronquite aguda geralmente é causada por vírus, tipicamente os mesmos vírus que causam resfriado e gripe (influenza). Os antibióticos não matam vírus, então esse tipo de medicamento não é útil na maioria dos casos de bronquite.
A causa mais comum de bronquite crônica é o consumo de cigarro. A poluição do ar e poeira ou gases tóxicos no ambiente ou no local de trabalho também podem contribuir para a condição.
Fatores de risco
Fatores que aumentam seu risco de bronquite incluem:
- Fumaça de cigarro. As pessoas que fumam ou que vivem com um fumante correm maior risco de bronquite aguda e bronquite crônica.
- Baixa resistência. Isso pode resultar de outra doença aguda, como um resfriado, ou de uma condição crônica que compromete seu sistema imunológico. Adultos mais velhos, infantes e crianças pequenas têm maior vulnerabilidade à infecção.
- Exposição a irritantes no trabalho. Seu risco de desenvolver bronquite é maior se você trabalha em torno de certos irritantes pulmonares, como grãos ou têxteis, ou está exposto a fumaça química.
- Refluxo gastrico. Conjuntos repetidos de azia severa podem irritar sua garganta e torná-lo mais propenso a desenvolver bronquite.
Complicações
Embora um único episódio de bronquite geralmente não seja motivo de preocupação, isso pode levar a pneumonia em algumas pessoas. Conjuntos repetidos de bronquite, no entanto, pode significar que você tem doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Prevenção
Para reduzir o risco de bronquite, siga estas dicas:
- Evite a fumaça do cigarro. A fumaça do cigarro aumenta o risco de bronquite crônica.
- Seja vacinado. Muitos casos de bronquite aguda resultam da gripe, um vírus. Obter uma vacina anual contra a gripe pode ajudar a proteger você contra a gripe. Você também pode querer considerar a vacinação que protege contra alguns tipos de pneumonia.
- Lave suas mãos. Para reduzir o risco de contrair uma infecção viral, lave suas mãos com freqüência e tenha o hábito de usar desinfetantes de mão à base de álcool.
- Use uma máscara cirúrgica. Se você tiver DPOC, você pode considerar usar uma máscara facial no trabalho se você estiver exposto a poeira ou fumaça, e quando você estiver entre multidões, como durante a viagem.
Fonte: Mayo Clinic
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!