O sintoma mais comum do câncer testicular é um caroço no testículo. Mas esse não é o único sinal dessa doença.
Homens que têm câncer testicular podem experimentar vários tipos diferentes de sintomas, diz o oncologista Timothy Gilligan, especialista em tratamento de câncer testicular.
O câncer de testículo atinge mais freqüentemente homens com menos de 44 anos e é o câncer mais comumente diagnosticado para homens entre 15 e 34 anos. É quase sempre curável se encontrado cedo, diz o Dr. Gilligan, e geralmente é curável mesmo quando em um estágio posterior. Por isso, é importante conhecer sinais e sintomas .
Aqui, diz Gilligan, existem cinco possíveis sinais de câncer testicular que você talvez não saiba:
- Uma sensação de peso ou pressão no seu escroto .
- Alteração no tamanho ou firmeza dos testículos. Certos tipos de tumores testiculares podem reduzir a testosterona ou aumentar o estrogênio no corpo, o que pode resultar em uma mudança no tamanho ou firmeza dos testículos.
- Pernas inchadas. Quando um tumor se espalha para o nódulo linfático, pode contrair o fluxo sanguíneo nas veias e resultar num coágulo sanguíneo. Os coágulos geralmente ocorrem nas pernas, o que faz com que eles inchem. Você pode até sentir sintomas de coágulos sanguíneos, como dor e dificuldade para respirar.
- Dor lombar e falta de ar. Estes são sintomas de câncer testicular avançado, o que significa que o câncer se espalhou para os gânglios linfáticos atrás do estômago. Falta de ar também pode sinalizar que o câncer se espalhou para os pulmões, o que pode dificultar a entrada e a saída do ar.
- Crescimento ou sensibilidade mamária. Em casos raros, alterações hormonais também podem causar sensibilidade mamária ou crescimento do tecido mamário. Alguns tumores podem secretar altos níveis de um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (HCG), que estimula o desenvolvimento das mamas.
"Enquanto até 95 por cento dos homens com câncer testicular estão curados, é importante obter atendimento rápido se você estiver com sintomas porque os tumores testiculares geralmente crescem rapidamente", diz Gilligan. “Se houver doença, quanto mais cedo ela for tratada, maior será a chance de sucesso.”
Fonte: Cleveland Clinic
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!