Obesidade agora ligada a 12 diferentes tipos de câncer

Manter um peso saudável e comer uma dieta rica em vegetais e grãos integrais reduzirá o risco de câncer
Estudos anteriores encontraram ligações entre o excesso de massa corporal e sete diferentes tipos de câncer, mas novas evidências encontraram mais cinco.

A obesidade está ligada a até 12 formas diferentes de câncer, de acordo com um novo relatório que recomenda abandonar o bacon e trocar as bebidas açucaradas pela água como parte de um plano de 10 pontos para evitar a doença.

Até 40% dos cânceres são evitáveis, diz o Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer (FMPC) , lançando seu relatório atualizado sobre as razões para a disseminação global. Embora o tabagismo ainda seja a maior causa de câncer, a FMPC afirma que a obesidade irá superá-lo dentro de algumas décadas em países como o Reino Unido. 

O fundo recomenda que nosso estilo de vida moderno e insalubre - e a promoção de junk food - acabem se as pessoas quiserem evitar a doença.

As telas de observação, sejam computadores no trabalho ou na TV em casa, são ruins para adultos e crianças porque são sedentárias. A atividade física, incluindo a caminhada, é protetora. Carnes processadas e muita carne vermelha estão ligadas ao intestino e outras formas de câncer. 

Bebidas açucaradas levam as pessoas a ganhar peso. O álcool também é calórico e está ligado ao câncer de intestino, mama, fígado, boca e garganta, esôfago e estômago.

Há dez anos, o FMPC identificou ligações entre a obesidade e sete tipos de câncer. Hoje, a evidência mostra links para 12, diz o relatório apresentado no Congresso Europeu sobre Obesidade em Viena. Eles são cânceres do fígado, ovário, próstata (avançado), estômago, boca e garganta, intestino, mama (pós-menopausa), vesícula biliar, rim, esôfago, pâncreas e útero.

É impossível descobrir quantos anos livres de câncer um estilo de vida melhor poderia comprar pessoas, diz o FMPC, mas um porta-voz disse que "sabemos que cerca de 40% dos casos de câncer são evitáveis ​​e que comer uma dieta saudável, sendo mais ativos cada dia e manter um peso saudável são - depois de não fumar - as formas mais importantes de reduzir o risco de câncer. ”

O FMPC diz que uma em cada seis mortes no mundo já é causada por câncer. À medida que mais países adotam estilos de vida “ocidentais”, mudando menos e comendo mais junk food, espera-se que o número de novos casos de câncer aumente. No ritmo atual, o número de casos em todo o mundo aumentará em 58%, chegando a 24 milhões por ano até 2035. O custo global do câncer, segundo ela, está projetado para ser um "surpreendente" US $ 458 bilhões até 2030.

Fonte: The Guardian

Postar um comentário

0 Comentários