Cirurgia para reduzir o risco de câncer de mama

Que tipos de cirurgia podem reduzir o risco de câncer de mama?



Dois tipos de cirurgia podem ser realizados para reduzir o risco de câncer de mama em uma mulher que nunca tenha sido diagnosticada com câncer de mama, mas sabe-se que ela tem um alto risco de contrair a doença.

Uma mulher pode ter um risco muito alto de desenvolver câncer de mama se tiver uma forte história familiar de câncer de mama e / ou ovário, uma mutação deletéria (causadora de doença) no gene BRCA1 ou no gene BRCA2 ou uma mutação de alta penetrância. em um dos vários outros genes associados ao risco de câncer de mama, como TP53 ou PTEN 

A cirurgia redutora de risco mais comum é a mastectomia profilática bilateral (também chamada de mastectomia bilateral de redução do risco). A mastectomia bilateral profilática pode envolver a remoção completa de ambas as mamas, incluindo os mamilos ( mastectomia total ), ou pode envolver a remoção do máximo de tecido mamário possível, deixando os mamilos intactos (mastectomia subcutânea ou poupadora de mamilos). 

As mastectomias subcutâneas preservam o mamilo e permitem que as mamas pareçam mais naturais, caso a mulher opte por uma cirurgia de reconstrução mamária posteriormente. No entanto, a mastectomia total proporciona a maior redução do risco de câncer de mama porque mais tecido mamário é removido nesse procedimento do que na mastectomia subcutânea (¹).

Mesmo com a mastectomia total, nem todo tecido mamário que possa estar em risco de se tornar canceroso no futuro pode ser removido. A parede torácica , que normalmente não é removida durante uma mastectomia, pode conter algum tecido mamário, e o tecido mamário às vezes pode ser encontrado na axila, acima da clavícula e até o abdômen - e é impossível para um cirurgião remova todo esse tecido. 

O outro tipo de cirurgia de redução de risco é a salpingo-ooforectomia profilática bilateral , que às vezes é chamada de ooforectomia profilática . Esta cirurgia envolve a remoção dos ovários e das tubas uterinas e pode ser feita isoladamente ou junto com a mastectomia profilática bilateral em mulheres na pré-menopausa que estão sob alto risco de câncer de mama. Removendo os ovários em mulheres na pré-menopausa reduz a quantidade de estrogênio que é produzido pelo organismo. 

Como o estrogênio promove o crescimento de alguns cânceres de mama, reduzir a quantidade desse hormônio no corpo, removendo os ovários, pode retardar o crescimento desses cânceres de mama.

Fonte: NIH


Referências Selecionadas


(¹) Guillem JG, Wood WC, Moley JF, et al. Revisão ASCO / SSO do papel atual da cirurgia de redução de risco em síndromes de câncer hereditário comuns. Journal of Clinical Oncology 2006; 24 (28): 4642-4660. [Resumo do PubMed]

Postar um comentário

0 Comentários