Tratamentos alternativos agravam casos de câncer

Os americanos realmente querem acreditar em terapias alternativas para o câncer


"As pessoas sentem que esses tipos de terapias se alinham com suas crenças pessoais e filosóficas sobre como gerenciar sua saúde", disse um especialista.

Quase 40% dos americanos acreditam erroneamente que a medicina alternativa pode curar o câncer, segundo um novo estudo divulgado na terça-feira.

A pesquisa descobriu que 38% das pessoas que cuidam de pacientes com câncer acreditam em terapias alternativas, e 22% dos pacientes com câncer ou ex-pacientes com câncer acreditam nesses remédios.

Isso é apesar da evidência esmagadora de que esses tratamentos não apenas não funcionam, mas podem encurtar a vida dos pacientes com câncer.

A Sociedade Americana de Oncologia Clínica encomendou a pesquisa The Harris Poll para pesquisar mais de 4.800 pessoas, incluindo 1.000 pacientes com câncer ou sobreviventes de câncer. Eles descobriram que 39 por cento deles acreditam que terapias alternativas - como enzimas e oxigenoterapia, dieta, vitaminas e minerais - podem curar o câncer.

Eles estão errados, a evidência mostra.

"Não há dúvida de que a terapia do câncer baseada em evidências é necessária para tratar efetivamente a doença", disse o Dr. Richard Schilsky, diretor médico da ASCO.


“A grande maioria das terapias alternativas não foi rigorosamente estudada ou não foi encontrada para beneficiar os pacientes. Quando os pacientes tomam decisões críticas sobre quais tratamentos de câncer devem ser submetidos, é sempre melhor seguir as evidências de estudos de pesquisa bem desenhados ”.

As pessoas mais jovens eram mais propensas a acreditar em terapias “naturais” ou alternativas, descobriu a pesquisa. Mostrou que 47% das pessoas de 18 a 37 anos e 44% das pessoas de 38 a 53 anos acreditavam em medicina alternativa, em comparação com 21% das pessoas com 72 anos ou mais.

O câncer é o assassino número 2 dos americanos, logo após a doença cardíaca. A American Cancer Society projeta que 1,7 milhão de pessoas serão diagnosticadas com câncer em 2018 e 600 mil morrerão de câncer.

Mas as taxas de mortalidade por câncer vêm caindo constantemente. A taxa de mortalidade por câncer caiu 1,7% de 2014 a 2015, segundo a American Cancer Society, e a taxa de mortalidade por câncer caiu 26% desde 1991.

Os tratamentos padrão, incluindo cirurgia, quimioterapia e tratamentos mais recentes, como a imunoterapia, contribuíram para o declínio.

Apesar de nossos estudos recentes mostrarem que há um aumento do risco de morte com terapias alternativas, ainda há algumas pessoas que são influenciadas por essa desinformação", disse Johnson à NBC News.


“As pessoas sentem que esses tipos de terapias se alinham com suas crenças pessoais e filosóficas sobre o gerenciamento de sua saúde. Eles querem alguma forma de autonomia e querem tomar suas próprias decisões sobre o tratamento ”.

Os médicos e outros especialistas em saúde precisam fazer mais para educar os pacientes, especialmente com tanta desinformação online, disse Johnson. “Eu não sou um fã de censura, mas precisamos fazer mais na área de proteção ao consumidor para pacientes com câncer. Eles são um grupo particularmente vulnerável de pacientes ”, disse ele.

Fonte: NBC News

Postar um comentário

0 Comentários