Nova orientação para câncer de próstata em estágio inicial

câncer de próstata estágio inicialTrês proeminentes sociedades médicas publicaram uma nova diretriz clínica para médicos que tratam homens com câncer de próstata em estágio inicial usando terapia de radiação de feixe externo (EBRT). A adoção da diretriz pode tornar o tratamento mais curto e mais conveniente para muitos pacientes com câncer de próstata.

Desenvolvido por um painel de especialistas da Sociedade Americana de Radiação Oncológica (ASTRO), ASCO e da American Urological Association (AUA), a nova diretriz recomenda oferecer aos pacientes radioterapia hipofracionada como uma alternativa aos cursos convencionais de radiação mais longos. ASTRO, ASCO e AUA publicaram a diretriz em seus respectivos periódicos, Practical Radiation Oncology , Journal of Clinical Oncology e The Journal of Urology .

Benefícios da hipofracionação


“Homens que optam por receber radioterapia hipofracionada serão capazes de receber um tratamento mais curto, o que é um benefício bem-vindo para muitos homens. Quando os médicos podem reduzir o tempo total de tratamento, mantendo os resultados, é para o benefício de nossos pacientes, pois eles podem gastar menos tempo longe da família e menos tempo viajando para e do tratamento ”, disse Scott Morgan, FRCPC , Professor Assistente de Oncologia de Radiação na Universidade de Ottawa e Co-Presidente do Painel de Diretrizes.

"A orientação da imagem e outros avanços na radioterapia permitiram que oncologistas de radiação tratassem o câncer de próstata com uma dose terapêutica de radiação em um período de tratamento mais curto do que era possível anteriormente", disse Daniel Barocas, MD , professor associado de urologia do Vanderbilt University Medical Center. e co-autor da diretriz. “Os resultados até o momento mostram o comparável controle precoce do câncer ao fracionamento convencional, mantendo um perfil de efeito colateral aceitável. Isso traz benefícios para o paciente em termos de redução da carga e do custo do tratamento, e pode aumentar a aceitabilidade da radioterapia externa. ”

Fonte:  The ASCO Post

Postar um comentário

0 Comentários