Óleo de gerânio rosa pode aliviar sintomas dolorosos ligados ao tratamento do câncer


Óleo de gerânio rosa pode ajudar a aliviar os sintomas da vestibulite nasal, uma condição nasal comum e dolorosa ligada ao tratamento de câncer, de acordo com os resultados de um pequeno estudo observacional, publicado online na revista BMJ Supportive & Palliative Care .

Os resultados baseiam-se em evidências anedóticas para o uso de óleo de gerânio rosa para tratar a vestibulite nasal, que afeta o revestimento das narinas, fazendo com que elas se tornem excessivamente sensíveis, sangrando e formando crostas. No entanto, os pesquisadores alertam que estudos maiores são necessários para determinar se o óleo é uma opção de tratamento viável.

"A vestibulite nasal é um efeito colateral do tratamento medicamentoso contra o câncer, e é particularmente comum em pessoas tratadas com uma classe de medicamentos chamados taxanos", diz a autora Elizabeth Cathcart-Rake, residente em oncologia hematológica na Mayo Clinic. Essas drogas param a divisão celular e impedem a formação de novos vasos sangüíneos para prevenir o crescimento do tumor. ”Dr. Cathcart-Rake diz que não há tratamentos disponíveis atualmente para esse efeito colateral desagradável da terapia do câncer.

Os pesquisadores tentaram descobrir se o óleo poderia aliviar os sintomas da vestibulite nasal em 40 mulheres que estavam recebendo quimioterapia para câncer de mama entre 2007 e 2017. Mais da metade dos pacientes estudados estava sendo tratada com taxanos, enquanto os demais estavam sendo tratados com um intervalo. de amplo espectro e drogas contra o câncer alvo.

Cada uma das mulheres recebeu um spray de óleo de gerânio rosa em uma base de óleo de gergelim e pediu para usá-lo, conforme necessário. Eles foram solicitados a avaliar a gravidade dos sintomas antes e após o uso e a preencher uma pesquisa sobre a experiência de usar o óleo.

Os sintomas nasais mais comuns foram sangramento (65 por cento) e desconforto (63 por cento). Outros sintomas incluíram secura (30%), formação de crostas (13%) e feridas (25%).

A pontuação média de gravidade foi um pouco abaixo de 3 (de 4), correspondendo a "moderadamente grave". Vinte e uma mulheres responderam à pesquisa, uma das quais não usou o óleo quando seus sintomas foram resolvidos quando ela parou de fazer quimioterapia.

Entre os outros 20 entrevistados, metade disse que eles usaram o óleo diariamente, com 45% dizendo que o usavam várias vezes ao dia.

Todos eles disseram que ajudou a aliviar seus sintomas: 11 mulheres (55 por cento) indicaram benefício moderado; seis mulheres (30 por cento) indicaram benefícios substanciais; e em duas mulheres (10 por cento) disseram que seus sintomas desapareceram completamente.

Enquanto os pesquisadores observam que “o gerânio rosa no spray nasal de óleo de gergelim parece ser bastante útil para os pacientes que experimentam vestibulite nasal devido à terapia dirigida pelo câncer”, eles advertem que seu estudo é observacional e, como tal, não pode estabelecer a causa. Eles também observam que suas descobertas são limitadas pela baixa taxa de resposta à pesquisa e enfatizam que mais pesquisas são necessárias.

Fonte: Mayo Clinic

Postar um comentário

0 Comentários