Drogas contra o câncer de mama podem ajudar a tratar câncer de pulmão resistente

Uma classe de medicamentos usados ​​para tratar certos cânceres de mama poderia ajudar a combater cânceres de pulmão que se tornaram resistentes a terapias direcionadas, sugere um novo estudo em ratos do Instituto Francis Crick e do Instituto de Pesquisa do Câncer (ICR). 

Pesquisa, publicada na Cell Reports , descobriu que tumores de pulmão em camundongos causados ​​por mutações em um gene chamado EGFR encolheram significativamente quando uma proteína chamada p110α foi bloqueada.

Drogas para bloquear a p110α estão se mostrando promissoras em testes clínicos contra certos tipos de câncer de mama, então podem ser aprovadas para uso clínico em um futuro próximo. As novas descobertas sugerem que essas drogas poderiam potencialmente beneficiar pacientes com câncer de pulmão mutante ao EGFR, cujos tumores se tornaram resistentes ao tratamento .

"No momento, os pacientes com câncer de pulmão mutante ao EGFR recebem tratamentos direcionados que são muito eficazes nos primeiros anos", explica o líder do estudo, professor Julian Downward, que tem laboratórios no Crick e no ICR. "Estas drogas estão melhorando, mas infelizmente depois de alguns anos o câncer geralmente se torna resistente e começa a crescer e se espalhar novamente. A segunda linha de tratamento é atualmente a quimioterapia convencional, que não é direcionada e tem efeitos colaterais substanciais.

Fonte:  Medicalxpress

Postar um comentário

0 Comentários