Qual é a diferença entre um sarcoma e carcinoma?

Por que essas duas formas de câncer são diferentes, ouvir que você tem câncer é esmagador e estressante. Os termos médicos complexos que usamos para descrever o que está acontecendo podem adicionar confusão à mistura.

Duas formas diferentes de câncer


Isso ajuda a entender que carcinomas e sarcomas são dois tipos diferentes de câncer, diz Dale Shepard, MD, PhD .

"Carcinomas são o tipo mais comum de câncer e são os que a maioria das pessoas pensaria imediatamente", diz ele. "Em comparação, os sarcomas são raros e a maioria das pessoas não sabe o que é e não consegue se lembrar de alguém que já teve um."

Onde carcinomas desenvolvem

Carcinoma baso celular
Os carcinomas iniciam nas células epiteliais. Estas são as células que revestem as superfícies dentro e fora do seu corpo:

Adenocarcinomas começam em tecidos que secretam fluidos ou muco, por exemplo, no peito , cólon , pulmão e próstata .

Os carcinomas baso celulares se desenvolvem na base da camada externa da pele.

Os carcinomas de células escamosas se formam logo abaixo da superfície da camada externa da pele.

Os carcinomas de células transicionais começam nos tecidos que revestem a bexiga, os ureteres, os rins ou outros órgãos.

Onde os sarcomas se desenvolvem


Sarcomas começam em células mesenquimais. Estas são as células que fazem seus ossos e tecidos moles. Existem dois tipos principais e mais de 50 subtipos de sarcoma:

Os osteossarcomas começam no osso, cartilagem ou medula óssea.

Os sarcomas de tecido mole podem começar na gordura (lipossarcoma), músculo (rabdomiosarcoma ou leiomiossarcoma), nervos (tumores da bainha dos nervos periféricos), tecido fibroso (fibrossarcoma), vasos sanguíneos ou linfáticos (angiossarcoma) ou tecidos profundos da pele (sarcoma epitelióide). 

Lembre-se: nem todos os 'omas' são câncer

Nos cancros, incluindo o carcinoma e o sarcoma, as células dividem-se descontroladamente, invadem os tecidos próximos e podem eventualmente espalhar-se por locais distantes.

“É importante saber que as massas benignas também podem terminar em 'oma', que significa 'tumor', mas essas células se comportam - e são tratadas - de forma bem diferente”, diz o Dr. Shepard.

“Por exemplo, células em tumores benignos, como adenomas, fibromas e angiomas, não invadem tecidos próximos ou se espalham para outros locais.”

Assim, os tumores não têm as mesmas consequências negativas que um carcinoma ou sarcoma.

Postar um comentário

0 Comentários