Meditação consciente para controlar a dor

Especialista em redução de estresse Jon Kabat-Zinn recomenda o exercício varredura do corpo como a melhor forma de meditação mindfulness para condições de dor.

Ele aconselha a praticá-lo todos os dias durante 45 minutos, mesmo se parece chato ou não parece estar ajudando. "Você não tem que gostar, você só tem que fazê-lo", ele explica em seu livro. "Se você encontrar o exame do corpo para ser muito relaxante e interessante ou difícil e desconfortável ou irritante é irrelevante para saber se ele irá atendê-lo bem." O objetivo da varredura do corpo não é para aliviar a dor completamente, mas para conhecê-lo e aprender com ele para que você possa gerenciá-lo.

Sua técnica é a seguinte:
  • Deite de costas ou em qualquer posição confortável, estendida.
  • Feche os olhos e concentrar-se na sua respiração, e sentir sua barriga expandindo suavemente quando você inala e recuando quando você expira.
  • Concentre-se em seu pé esquerdo. Sinta-se todos e quaisquer sensações nesta área, incluindo a dor. Experimente a recuar um pouco mais no chão cada vez que você expira.
  • Quando sua mente divaga, observe onde ele passou e voltar suavemente o seu foco para o pé, sem julgar a si mesmo.
  • Se você notar dor, reconhecê-lo e quaisquer pensamentos ou emoções que o acompanham, e gentilmente respirar através dele. Veja se observando cuidadosamente o desconforto, você pode ajudar seu corpo a relaxar. Não espere a dor para abater; apenas vê-lo com uma mente consciente, mas não julgar.
  • Aos poucos, deixar de ir ao foco em seu pé esquerdo completamente, mesmo se qualquer dor não foi embora ou se intensificou-e passar para o tornozelo esquerdo e repita o processo. Lenta e pacientemente, proceda desta forma todo o corpo.
Fonte: HMS

Postar um comentário

0 Comentários