Como se proteger contra doenças cardíacas e vasculares

Tome medidas para modificar os fatores de risco à medida que envelhece


"Mais da metade - quase três quartos - do risco de doença cardiovascular é determinada por idade, sexo e raça", diz o cardiologista preventivo Luke Laffin, MD . "Os outros fatores de risco agregam algum valor prognóstico, mas não tanto quanto você imagina."

Risco de doença cardiovascular cresce com a idade


Tabagismo, pressão alta, níveis elevados de lipídios no sangue, diabetes , síndrome metabólica , obesidade e um estilo de vida sedentário são conhecidos como fatores de risco modificáveis. Seu impacto no coração pode ser reduzido com alguns ajustes no estilo de vida ou com medicamentos específicos.

Idade, sexo e raça são conhecidos como fatores de risco não modificáveis. Eles não podem ser mudados. Dos três, o envelhecimento tem o maior impacto no risco de doenças cardiovasculares. Seu risco de sofrer um evento cardíaco aumenta com a idade.

"Essa é a razão pela qual as calculadoras de risco que usamos mostram que os pacientes mais velhos têm um risco elevado de doença cardiovascular, mesmo que todos os outros fatores de risco estejam sob controle", explica o Dr. Laffin. "Fatores de risco como pressão alta e colesterol alto tendem a aumentar o risco, mas não desempenham um papel tão importante quanto o envelhecimento em si".

Pesando seu risco


O impacto de quatro principais fatores de risco modificáveis ​​nas doenças cardiovasculares foi objeto de um estudo recente na Circulation .

Os pesquisadores avaliaram as contribuições de altos níveis de lipídios no sangue, pressão arterial sistólica alta (PAS), diabetes e tabagismo no desenvolvimento de eventos de doença arterial coronariana em geral e por idade em mais de 22.600 adultos livres de doenças cardiovasculares, com idades entre 45 e 84 anos, participando de quatro Estudos patrocinados pelo Instituto do Coração, Pulmão e Sangue.

As descobertas foram surpreendentes: "O estudo mostrou que alguns fatores de risco são mais importantes que outros", diz o Dr. Laffin.



Individualmente, cada fator de risco teve menos impacto na capacidade de prever um ataque cardíaco ou outro evento cardiovascular à medida que os participantes cresciam. No entanto, PAS elevados e colesterol alto foram tão prevalentes que sua contribuição não pôde ser negligenciada. Os pesquisadores determinaram que se todos os participantes tivessem baixado sua PAS para o normal e seu colesterol LDL em 30%, o número de ataques cardíacos teria caído substancialmente.


O que isso significa para você


Se você tem vários fatores de risco de doença cardiovascular quando mais jovem, eles são mais poderosos em prever que você terá um evento cardiovascular do que se você os desenvolver quando for mais velho.

"Ter alta PAS aumentará seu risco à medida que você envelhece, mas não no mesmo nível da PAS em alguém muito mais jovem", diz o Dr. Laffin. Isso não minimiza a importância dos principais fatores de risco em qualquer idade.

“Todos os fatores de risco para doenças cardiovasculares são importantes. Se você tiver algum deles, eles definitivamente aumentarão seu risco ”, diz ele. Como você não pode reverter sua idade, seria prudente fazer todo o possível para reduzir o risco de doença cardiovascular à medida que envelhece. 

Isso significa: 


  • Comer uma dieta saudável para o coração .
  • Controlando seu peso.
  • Manutenção da pressão arterial normal.
  • Otimizando os níveis de açúcar no sangue.
  • Verifique se os níveis de colesterol estão na faixa normal.


"O risco de doença cardiovascular aumentará, não importa o que você faça, então você deve controlar os fatores de risco modificáveis ​​o máximo possível", diz o Dr. Laffin.

Este artigo foi originalmente publicado no Cleveland Clinic Heart Advisor .

Postar um comentário

0 Comentários