Sintomas do câncer de mama: o que você precisa saber

Uma maneira importante de acompanhar a saúde da mama é estar ciente de como suas mamas normalmente se parecem e sentir e saber o que muda a ser procurado.


Encontrar o câncer de mama o mais cedo possível oferece uma melhor chance de um tratamento bem-sucedido. Mas saber o que procurar não é um substituto para a mamografia e outros testes , que podem ajudar a encontrar o câncer de mama em seus estágios iniciais, mesmo antes que os sintomas apareçam.

As condições benignas (não cancerígenas) da mama são muito mais comuns que o câncer de mama, mas é importante que sua equipe de saúde saiba sobre quaisquer alterações na mama para que possam ser verificadas imediatamente.

Abaixo estão alguns sintomas comuns da mama e o que eles podem significar.

Um caroço no peito


Um nódulo ou massa na mama é o sintoma mais comum de câncer de mama. Tais caroços geralmente são duros e indolores, embora alguns possam ser dolorosos. Nem todos os caroços são câncer, no entanto. Existem várias condições benignas da mama (como cistos) que também podem causar caroços.

Ainda assim, é importante que seu médico verifique imediatamente qualquer novo nódulo ou massa. Se for um câncer, quanto mais cedo diagnosticado, melhor.

Inchaço dentro ou ao redor do peito, clavícula ou axila

O inchaço da mama pode ser causado por câncer de mama inflamatório , uma forma particularmente agressiva da doença.

Inchaço ou caroços ao redor da clavícula ou axilas podem ser causados ​​por câncer de mama que se espalhou para os gânglios linfáticos nessas áreas. O inchaço pode ocorrer antes mesmo de sentir um nódulo no peito. Portanto, se você tiver esse sintoma, consulte um médico.

Espessamento ou vermelhidão da pele


Se a pele do seu peito começar a ficar mais espessa como uma casca de laranja ou ficar vermelha ou escamosa, faça a verificação imediatamente. Muitas vezes, são causadas por mastite, uma infecção mamária comum entre mulheres que estão amamentando. O seu médico pode prescrever antibióticos para tratar a infecção.

Se os sintomas não melhorarem após uma semana, verifique novamente, porque esses sintomas também podem ser causados ​​por câncer de mama inflamatório. Essa forma de câncer de mama pode parecer muito com uma infecção da mama e, como cresce rapidamente, é importante diagnosticá-la o mais rápido possível.

Calor e comichão nos seios


Como espessamento e vermelhidão da pele, o calor e a coceira da mama podem ser sintomas de mastite - ou câncer de mama inflamatório. Se os antibióticos não ajudarem, consulte seu médico novamente.

Alterações nos mamilos


Às vezes, o câncer de mama pode causar alterações na aparência do mamilo. Se o mamilo virar para dentro ou a pele engrossar ou ficar vermelha ou escamosa, consulte um médico imediatamente. Todos estes podem ser sintomas de câncer de mama.

Secreção mamilar


Uma descarga (que não seja o leite) do mamilo pode ser alarmante, mas na maioria dos casos é causada por lesão, infecção ou um tumor benigno (não câncer). No entanto, o câncer de mama é uma possibilidade, especialmente se o líquido estiver com sangue, portanto, seu médico precisa verificar.

Dor


Embora a maioria dos cânceres de mama não cause dor na mama, alguns causam. Mais frequentemente, as mulheres têm dor ou desconforto no peito relacionado ao seu ciclo menstrual. Esse tipo de dor é mais comum na semana anterior ao período menstrual e geralmente desaparece assim que a menstruação começa.

Algumas outras condições benignas da mama, como mastite, podem causar uma dor mais repentina. Nestes casos, a dor não está relacionada ao ciclo menstrual. Se você tem dores no peito que são intensas ou persistentes e não estão relacionadas ao ciclo menstrual, você deve ser verificado pelo seu médico. Você pode ter câncer ou uma condição benigna que precise ser tratada.

Fonte: ACS

Postar um comentário

0 Comentários