Câncer vitima Marie Fredriksson, vocalista do Roxette que morre aos 61 anos

Marie Fredriksson, a vocalista do Roxette, morreu ontem, dia 9, aos 61 anos, após uma longa batalha contra o câncer. A morte foi confirmada pelas contas oficias da banda nas redes sociais. 


A cantora sueca, nascida em 1958, foi uma das fundadoras do Roxette em 1986, ao lado de Per Gessle. A dupla teve seu auge de sucesso nos anos 80 e 90, com hits como "Listen to Your Heart" e "It Must Have Been Love".


Fredriksson foi diagnosticada com câncer de cérebro em 2002, mas continuou seu trabalho, tendo lançado álbuns como The Change e Min Bäste Vän. Seu último álbum solo foi Nu!, lançado em 2013 e com o Roxette foi Good Karma, em 2013. 

O duo divulgaria o álbum em uma turnê de 30 anos de aniversário do Roxette, mas Fredriksson foi aconselhada por médicos a repousar por motivos de saúde.

O cérebro e a medula espinhal formam o Sistema Nervoso Central (SNC). Os tumores do SNC devem-se ao crescimento de células anormais nos tecidos dessas localizações. O câncer do SNC representa de 1,4 a 1,8% de todos tumores malignos no mundo. Cerca de 88% dos tumores de SNC são no cérebro.

As causas de tumores do SNC ainda são alvo de muitos estudos. Entende-se atualmente que essa doença é multifatorial, ou seja, ela é causada pelo somatório de várias alterações genéticas. Algumas dessas alterações são adquiridas durante a vida, por predisposição ou por exposição. Outras são hereditárias e estão presentes em algumas síndromes familiares associadas com tumores do SNC, como a neurofibromatose.

Os fatores que conhecidamente aumentam o risco são:

  • Exposição a radiação ionizante - por exemplo, profissionais que lidam com raios-X, pessoas que se submetem à radioterapia ou a exames excessivos com radiação (tomografia).
  • Deficiência do sistema imunológico - seja ela causada pelo vírus HIV ou pelo uso de medicamentos ou drogas que suprimem o sistema imunológico.

Postar um comentário

0 Comentários