O que posso fazer para reduzir meu risco de câncer do colo do útero?

Tumor maligno do colo do útero, a parte mais inferior do útero.
A coisa mais importante que você pode fazer para ajudar a prevenir o câncer do colo do útero é fazer exames de rastreamento regulares a partir dos 21 anos.

Dois testes de triagem podem ajudar a prevenir o câncer do colo do útero ou encontrá-lo mais cedo.

O exame de Papanicolaou (ou exame de Papanicolaou) procura pré- câncer , alterações celulares no colo do útero que podem se tornar câncer do colo do útero se não forem tratadas adequadamente.

O teste do HPV procura o vírus ( papilomavírus humano ) que pode causar essas alterações celulares.

Vacina contra HPV


O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. A partir de 2017, o Ministério estendeu a vacina para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Essa vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

A vacinação não é recomendada para todos os maiores de 26 anos. No entanto, alguns adultos de 27 a 45 anos que ainda não foram vacinados podem decidir tomar a vacina depois de conversar com seu médico sobre o risco de novas infecções por HPV e os possíveis benefícios da vacinação. A vacinação nessa faixa etária oferece menos benefícios, pois mais pessoas já foram expostas ao HPV.

A vacinação contra o HPV evita novas infecções por HPV, mas não trata infecções ou doenças existentes. É por isso que a vacina contra o HPV funciona melhor quando administrada antes de qualquer exposição ao HPV. Você deve ser rastreado regularmente para câncer de colo do útero, mesmo se você recebeu uma vacina contra o HPV.

Mais etapas para ajudar a prevenir o câncer do colo do útero


Essas coisas também podem ajudar a diminuir o risco de câncer do colo do útero -
  • Não fume.
  • Use camisinha durante o sexo. *
  • Limite seu número de parceiros sexuais.

* A infecção pelo HPV pode ocorrer em áreas genitais masculinas e femininas cobertas ou protegidas por um preservativo de látex, bem como em áreas não cobertas. Embora o efeito dos preservativos na prevenção da infecção pelo HPV seja desconhecido, o uso de preservativos tem sido associado a uma menor taxa de câncer do colo do útero.

Fonte: CDC e INCA

Postar um comentário

0 Comentários