Comparando cirurgia tradicional e robótica para câncer de próstata


Uma operação chamada prostatectomia radical tem sido um dos pilares do tratamento do câncer de próstata. Oferecido com mais frequência para homens cujo câncer ainda não começou a se espalhar, envolve a remoção de toda a próstata e pode ser realizado de diferentes maneiras. Com o método tradicional "aberto", os cirurgiões removem a próstata através de uma incisão de 8 a 10 polegadas logo abaixo do umbigo. Alternativamente, os cirurgiões podem realizar uma prostatectomia radical assistida por robô. Com essa abordagem, instrumentos robóticos miniaturizados são passados ​​por várias incisões muito menores no abdômen do paciente. Os cirurgiões controlam esses instrumentos remotamente enquanto estão sentados em um console.

Pelo menos 85% de todas as prostatectomias radicais nos Estados Unidos hoje são realizadas roboticamente. Mas como essas cirurgias de alta tecnologia se comparam ao método aberto tradicional?

A maioria dos estudos não mostra grandes diferenças entre os procedimentos em termos de sobrevida do paciente ou sua capacidade de controlar o câncer de próstata a longo prazo. As prostatectomias robóticas oferecem ostensivamente vantagens de qualidade de vida para a função urinária e a saúde sexual. No entanto, as evidências de apoio vêm principalmente de relatórios médicos, dados baseados em sinistros de seguros ou estudos muito pequenos para gerar conclusões definitivas.

O que é a Prostatectomia Radical Robótica


Consiste na remoção completa da próstata através de um sistema robótico que proporciona ampliação da imagem e uma visão 3D dos campos operatórios, o que permite total controle do procedimento.

Apesar da visível melhora técnica que o robô permite, muitos estudos científicos identificaram que é possível obter resultados de continência e potência sexual semelhantes com a cirurgia convencional (aberta). Por outro lado a robótica consistentemente apresenta melhores resultados com relação à recuperação pós operatória, retorno às atividades, controle da dor, menor sangramento e melhor cicatrização da “costura” da uretra com a bexiga, com redução da incidência de problemas nesta localização.

Com relação à função urinária (continência) e potência sexual, a maioria dos estudos científicos demonstram retorno mais precoce desta funções com a técnica robótica.

Em que casos é indicada a Prostatectomia Radical Robótica


A cirurgia pode ser o tratamento de escolha quando o câncer de próstata está localizado e é considerado “clinicamente significativo”. Em alguns casos de tumores localizados com características de menor risco, tratamentos mais conservadores como a “vigilância ativa” podem ser indicados. A prostatectomia radical também pode fazer parte de um tratamento chamado de “multi-modal”, quando o tumor é mais agressivo e geralmente requer a realização de radioterapia e tratamento medicamentoso, além da cirurgia.


Postar um comentário

0 Comentários